Alimentos que aliviam sintomas da menopausa – Lista dos melhores

Ondas de calor, insônia e secura vaginal são apenas alguns dos sintomas da menopausa. Com algumas dicas é possível aliviar todos esses sintomas através da alimentação. Com esses alimentos você poderá combater todos os incômodos causados pela inevitável menopausa. Veja quais são e como eles agem no seu organismo e que podem ser a chave para te garantir mais qualidade de vida.

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Soja

A soja é um ótimo alimento durante o climatério e a menopausa (entenda aqui como funciona esse período). Ela possui isoflavonas, substância que para o organismo possuem efeito muito parecido com o estrogênio. Ao incluir a soja em sua alimentação, você irá perceber que sua pele irá sofrer menos com o ressecamento.

Além disso, a soja também é uma aliada contra a insônia, irritações, suores e contra o calor intenso.

Iogurte

Além de ser um item geladinho e refrescante, o iogurte possui altas quantidades de cálcio. O cálcio é responsável por fortalecer os ossos e prevenir a osteoporose, que também é um sintoma da menopausa.

Peixes

Ricos em ômega 3, substância que melhora todas as funções cerebrais e os impulsos nervosos. Além de ajudar a relaxar, os peixes ajudam a diminuir o colesterol ruim (LDL) e melhora a fluidez do sangue. Os peixes também são ricos em magnésio, ótimo para trabalhar a irritação.

Você encontra ômega 3 e magnésio em peixes como atum e salmão. Mas também em alimentos como as oleaginosas (nozes, castanhas e amêndoas).

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Alimentos não recomendados

Há alguns itens que você deve cortar ou evitar no seu cardápio quando a menopausa chegar. Os alimentos ricos em sódio é um desses itens. Diminuir o sal da comida é uma maneira de cortar o sódio, bem como evitar o uso de temperos e comidas prontas.

Se você é do tipo que adora um chocolate para aliviar as tensões da menstruação, saiba que precisará evitar esse item durante e menopausa. O açúcar presente no doce serve como um estimulante, agravando a insônia e a ansiedade, sem contar que as mulheres nesta etapa da vida estão mais suscetíveis ao desenvolvimento de algumas doenças como hipertensão e diabetes.

Produtos com muita cafeína como chá, café e refrigerante também intensificam alguns sintomas como a insônia. A cafeína é uma substância que atrapalha a absorção do cálcio pelo organismo. Isso significa que ajuda a intensificar a osteoporose. Além disso, esses itens também aumentam as ondas de calor (veja aqui o que fazer para aliviar)

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Suplementação na menopausa

Os suplementos alimentares são uma ótima forma de aliviar os sintomas da menopausa. Muitas vezes não conseguimos ingerir todas as vitaminas e nutrientes que precisamos com a alimentação. Neste caso, podemos entrar com a suplementação para complementar.

extrato de amoraNo geral, as vitaminas e nutrientes que uma mulher na menopausa deve ingerir são:

  • Vitamina E;
  • Cálcio;
  • Magnésio;
  • Vitamina D;
  • Vitamina C;
  • Flavanóides.

Se mesmo mudando os hábitos alimentares você ainda sofre — muito — com os sintomas da menopausa, converse com seu médico para que ele receite a suplementação adequada para você. É importante que você siga todas as instruções na hora de tomar e nunca passe da dosagem recomendada.

Apesar de ser um grande incômodo, os sintomas da menopausa podem ser aliviados com uma alimentação balanceada e rica em vitaminas.


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