Irritação e alterações de humor na mulher – Causas e tratamento!

Irritação e mau-humor são comuns de vez em quando, mas quando há uma constante, é preciso verificar se tem algo a mais atrapalhando o bom humor que você não tenha percebido. Com a chegada da idade, as mulheres inciam o processo de menopausa e alterações na disposição são um dos primeiros sintomas desse período de intensa alteração hormonal.

Confira aqui as principais causas da irritabilidade e entenda como, na grande maioria dos casos, pode estar relacionado a problemas orgânicos do coro além dos fatores emocionais. Faça o seu diagnóstico!

causas da irritação

Que doenças causam irritabilidade?

  • Hipertireoidismo. É uma das mais comuns, estima-se que cerca de 1/100 mulheres tenham alguma alteração na tireoide. Durante a menopausa é ainda mais comum que isso aconteça porque além da diminuição na produção de estrogênio e progesterona ainda se altera a quantidade de FSH (entenda aqui como funciona);
  • Diabetes. Neste caso, é quando o quadro de diabetes descontrolado passa a ser uma crise de hipoglicemia. A falta súbita de açúcar no corpo, pode causar crises de irritabilidade;
  • Colesterol alto. Ele altera os níveis de serotonina, o que causa irritabilidade. O ideal é controlar por meio de uma dieta equilibrada, pois os medicamentos para o colesterol também afetam o humor negativamente;
  • Alzheimer. A doença muda a personalidade da pessoa, e pode demonstrar sinais de agressividade e irritabilidade desde o início, sendo inclusive, um dos sintomas a observar;
  • Depressão. Muita gente não se sente triste, deprimido, mas sim, com uma crônica irritação. É uma depressão oculta, e vale a pena buscar ajuda médica;
  • Acidente Vascular Cerebral. Após um AVC é muito normal alguns pacientes apresentarem divergências comportamentais, que podem sumir depois de um tempo. Entre elas, está irritabilidade.

Não são só as doenças que contam…

  • Ambiente de trabalho. Trabalhar em um ambiente estressante, pode levar ao burnout, e no processo, pode deixar o trabalhador muito irritado e impaciente;
  • Tensão Pré-Menstrual. Não é doença, e muda conforme a mulher, podendo variar entre um leve mau humor até irritabilidade extrema, em alguns casos, medicamentos podem ser indicados;
  • Insônia. Poucas horas de sono ou um sono de má qualidade são comumente indicados como fator certo para a irritabilidade. No entanto, remédios para a insônia, também podem desencadear reações agressivas nos pacientes. Vale uma alternativa mais natural.

irritação no dia a diaTrabalho, amigos e familiares sentem os efeitos negativos de conviver com uma pessoa sempre irritada.Além do clima sempre tenso no ambiente, a irritabilidade costuma ser contagiosa em pessoas que já estão cansadas, deixando toda a família numa situação delicada.

Pessoas irritadas também tendem a se afastar da vida social, temendo em alguns casos, terem reações desmedidas diante de desafios cotidianos.

Nas relações de trabalho, a irritabilidade pode ser a causa de demissões ou respostas impulsivas e impensadas, que causam prejuízos a longo prazo.

Atenção para os sintomas da menopausa!

Um sintoma bem comum que acompanha a maioria das mulheres na menopausa é a irritação, que surge como um problema a mais, além dos fogachos, distúrbios do sono, oscilações de humor e depressão, perda de memória, alterações no desejo sexual e resposta sexual e alterações no peso, secura vaginal, e perda de cabelos.

Confira aqui a lista completa de sintomas deste período inevitável na vida da mulher. 

Como tratar a irritação da menopausa?

A irritabilidade que acompanha a menopausa tem tratamento, há calmantes e chás que podem ser usados por todas as pessoas, como:

  • Chá de camomila
  • Chá de maracujá
  • Suco de maracujá
  • Chá de erva-doce
  • Chá de capim santo

causas alteração de humor

Veja aqui como fazer os melhores remédios naturais para aliviar a irritação da menopausa. 

E há ainda suplementos que agem no equilíbrio hormonal, e são feitos à base de amora, e outras plantas, que podem ser tomados e que atuam naturalmente sem efeitos colaterais. Alguns acalmam porque agem no controle do sono e da ansiedade também, dois fatores que aumentam a irritabilidade quando desequilibrados.

A idade esperada é entre 45 e 55 anos. Antes disto é considerado menopausa precoce.

Quanto tempo dura a menopausa

Quando nos referimos ao tempo de duração da menopausa, estamos na verdade falando do tempo que dura a transição, chamados por alguns de “climatério” ou de “pré-menopausa”

O período de climatério começa com a perimenopausa, onde a maioria dos sintomas começam a aparecer, devido a oscilação na produção de hormônios como o estrogênio e progesterona. É aqui que a irritabilidade começa a surgir.Isto pode variar de um a dois ou três anos. Só um médico pode dar uma estimativa mais exata, caso a caso.

Como será muito tempo tendo que viver com os sintomas é obrigatório aprender a lidar com esse período de transição, e para ajudar neste processo estão os extratos de amora natural que aliviam as sensações ruins sem provocar efeitos colaterais de medicamentos.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply