Menopausa precoce – Será que eu tenho? Causas e o que fazer

A menopausa precoce acontece quando a mulher entra na menopausa antes dos 35 anos. Quem entra na fase reprodutiva antes do que deveria significa que ao invés de acontecer o processo natural de transição para a fase não reprodutiva acontece o falecimento dos ovários. A menopausa precoce também ocorre nos casos de retirada do útero ou ovários por conta de problemas de saúde ou ainda efeitos colaterais de tratamentos quimioterápicos.

Acontece mais comumente como fator genético, assim, se há uma mulher na família que tenha atingido a menopausa com menor idade, há um risco de se repetir. Para quem tem a herança genética é indicado procurar um tratamento ainda jovem para prevenir que o mesmo aconteça.

menopausa precoce

Posso engravidar mesmo tendo menopausa precoce?

Não.  Apenas se a mulher tiver congelado óvulos para uso posterior, ou fizer inseminação com acompanhamento para mulheres pós menopausa, com óvulos doados.

Qual é a idade certa?

A menopausa costuma surgir a partir dos 45 anos, sendo comum até os 55. Mais do que isto é considerado menopausa tardia, e antes de 35 anos, é considerada precoce. Não há como reverter a menopausa, apenas, tratar antes que aconteça para que os sintomas não sejam tão agressivos. O processo faz parte da vida da mulher assim como a puberdade, é inevitável.

Faça aqui o cálculo para saber com quantos anos você vai entrar na menopausa!

Entenda o que é a pré-menopausa

menopausa precoce o que fazerA pré-menopausa é o período de mudança entre a fase reprodutiva para a fase não-reprodutiva. Pode durar até 10 anos antes de atingir propriamente dita a menopausa. Veja aqui quanto tempo ela pode durar.

O corpo começa a produzir progesterona, e estrogênio, em quantidades irregulares, e até que esta produção cesse, há uma alteração nos ciclos menstruais, e no funcionamento do corpo feminino como um todo.

A menopausa acontece somente depois que existe a última menstruação, mas até que isso de fato se manifeste a mulher tem o ciclo irregular, com menstruações que atrasam.

Sintomas

Mesmo que a mulher tenha um ciclo menstrual regulado, na pré-menopausa ele tende a ser alterado, ficando geralmente menor.Há também alteração na intensidade do fluxo, ficando menor ou maior entre um ciclo e outro.

Os intervalos podem se alterar deixando em alguns meses, o ciclo mais longo.Irritabilidade e falta de libido são comuns, além de dificuldade para dormir.Os níveis de hormônio folículo estimulante – FSH tendem a se alterar, um sinal de que a menopausa está próxima. Confira aqui a lista completa dos sintomas. 

O calorão da menopausa pode ser diminuído com reposição hormonal, mas esta não é a única saída. Mudar a dieta pode ajudar muito, assim como também e indicado praticar exercícios físicos.

As seguintes atitudes podem fazer com que se consiga adiar a menopausa por algum tempo, evitando a menopausa precoce:

  • Comece a consumir mais cálcio, leite e peixes podem ajudar.
  • Deixe de lado bebidas com cafeína e alcoólicas.
  • Evite comer açúcar refinado
  • Coloque inhame na alimentação diária
  • Adote um suplemento alimentar com magnésio e cromo.
  • Beba muita água.
  • Consuma grãos e alimentos integrais.

Terapias alternativas resolvem?

Quando os calores e a irritabilidade não passam, ou a paciente não pode fazer terapia de reposição hormonal, vale apostar, além da dieta, em uma terapia alternativa:

  • Acupuntura
  • Fito-hormônios
  • Extrato de amora 100% natural
  • Tratamentos homeopáticos
  • Caminhada diária – indicado sempre, mas com ênfase no tempo de duração de 45 minutos.

Remédios caseiros para menopausa

O tratamento natural para pré-menopausa pode ser feito com ervas como amoreira, Erva de São-Cristóvão, Damiana ou de Verbena.

O chá, que pode ser feito com qualquer uma destas ervas deve ser tomado até três vezes ao dia, recomenda-se não misturar as ervas no mesmo chá, nem tomar no mesmo dia. Escolha uma folha e faça apenas dela, por alguns dias, depois, se preferir, mude para outra folha.

Não se esqueça também da facilidade que os extratos de amora proporcionam para o organismo. Como são fáceis de tomar e tem uma concentração maior do que consumir a fruta in natura garantem mais resultados em menos tempo de tratamento. É o caso do Max Amora – um dos produtos mais confiáveis e bem avaliados do mercado.

idade da menopausa

Tratamentos para menopausa

folha de amora para menopausa sintomasMenopausa não é doença, é uma parte da vida de toda mulher. A partir dos 45 anos é possível entrar na menopausa, e de modo geral, não há a necessidade de tomar medicamentos.

Um tratamento para a menopausa é indicado quando a mulher precisa repor hormônios, ou quando os sintomas da menopausa estão muito acentuados, atrapalhando a vida normal, o dia a dia.

E a terapia de reposição hormonal, quando feita corretamente, devolve a qualidade de vida, evita a perca dos cabelos, e melhora a pele e até as unhas, além de evitar sofrer os efeitos da alteração da produção hormonal.

O tratamento pode ser realizado por meio de comprimidos, adesivos ou até mesmo géis de estrogênio e progesterona, muito similar ao uso diário de anticoncepcionais. E os resultados da reposição hormonal podem ser percebidos já com um mês de tratamento.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply