O que é a menopausa — Tudo o que você precisa saber!

A menopausa é um período que toda mulher passa, e, por ter seus sintomas pouco agradáveis, muitas sentem medo ou receio desse momento. Nesse artigo, você encontrará tudo o que você precisa saber para passar pela menopausa. Confira:

O que é menopausa


A menopausa é o momento onde o ciclo menstrual e ovulatório da mulher cessam. Porém, só é considerado menopausa 12 meses após a última menstruação. Durante esse período, chamado de climatério, a mulher pode sofrer com a menstruação irregular, ondas de calor e outros sintomas. É comum o climatério começar entre 38 e 40 anos de idade.

Esse é o momento onde a mulher passa da sua fase reprodutiva para a fase não reprodutiva. Ou seja, quando entrar na menopausa não poderá mais engravidar. Porém, durante o climatério, a gestação ainda é possível, por isso os cuidados anticoncepcionais devem continuar.

O corpo de cada mulher é único. Sendo assim, cada um reage com a menopausa de uma forma diferente e em um determinado período. A menopausa costuma afetar mulheres entre os 45 e 50 anos de idade. Porém, como isso não é uma regra, algumas mulheres acabam entrando na menopausa depois desse período e outras sofrem a menopausa precoce.

Você só vai confirmar o que realmente é com seu médico e não avaliando o seu bem estar e apenas alguns sintomas, é importante para que sua qualidade de vida não seja completamente afetada pela falta de ciclos menstruais ou por uma possível terapia hormonal. Aqui no site você tem informações completas, como o tratamento é feito normalmente, quais os sintomas são comuns, como é o início da menopausa e muito mais.

O que é a menopausa — Tudo o que você precisa saber!

Sintomas da menopausa


O que é a menopausa — Tudo o que você precisa saber!O sintoma mais comum — e mais falado — é o fogacho, ou popularmente conhecido como a onda de calor. Ele acontece em variados momentos do dia e chega de repente. Além desse sintoma, nesse período os efeitos da menopausa incluem os principais sintomas de:

  • Insônia
  • Menstruação irregular: ausência ou períodos menstruais mais espaçados
  • Suores noturnos
  • Ressecamento e secura vaginal
  • Diminuição no desejo sexual
  • Alteração na distribuição da gordura corporal
  • Mudanças de humor

Consultar o ginecologista nesse período é essencial para que você possa controlar esse período de transição. Isto é, ele é a melhor pessoa para avaliar esses sintomas, te ajudar na sua relação sexual e qual o tipo de tratamento mais indicado para você.

Quanto tempo dura a menopausa?


O climatério, período de transição até a menopausa dura cerca de 12 meses. Porém, os sintomas da menopausa podem variar de mulher para mulher. Segundo estudos, a duração média é de 5 a 6 anos. Muitas mulheres sentem o fogacho — onda de calor repentina — por mais do que apenas 5 ou 6 anos. Confira aqui mais detalhes de como funciona o período da pré-menopausa. 

Porém há muitos outros sinais como o ganho de peso, dor durante a relação sexual, aumento da pressão arterial em alguns casos, problemas na pele e cabelo, além da perda de massa muscular e muito mais. No quadro abaixo você consegue visualizar melhor como é a queda de estrogênios e progesterona quando mulher chega na média dos 55 anos ou alguns anos antes ou depois, não há uma média certa.

Uma mulher pode começar a sentir os primeiros sinais devido à menopausa logo nos seus 40, enquanto outras chegam ao seu auge dos 50 e não tem nem sinais da completas menopausa.

O que é a menopausa — Tudo o que você precisa saber!

Tratamento para a menopausa


O tratamento para a menopausa vai variar de acordo com a gravidade do problema. É importante salientar que ele ajuda a aliviar os sintomas, porém não impede a menopausa. Os tratamentos mais comuns são os caseiros e a reposição hormonal.

Você pode aliviar um pouco dos sintomas com exercícios físicos de orientação médica e muitos outros tratamentos naturais, veja abaixo.

Tratamentos caseiros

Os sintomas da menopausa podem ser aliviados com alguns sucos caseiros, como o suco de maracujá com lecitina da soja. Além de ser um ótimo calmante natural, fitohormônios presentes na lecitina da soja atuam no controle do fogacho, confira aqui as melhores opções

Para fazer, bata no liquidificador:

  • 2 folhas de couve
  • ½ colher de lecitina da soja
  • Polpa de 1 maracujá
  • 2 colheres de mel
  • 3 copos de água filtrada

O chá de folha de amora também é uma excelente opção. Confira aqui como fazer. Se você está na fase de pós menopausa em seu corpo, é importante prestar atenção nos sinais de câncer de mama, uma vez que se torna mais suscetível após essa fase.

A menopausa se torna um grande desconforto, principalmente para mulheres que não tem hábitos saudáveis e muitas vezes negligenciam a saúde, além disso os seus sintomas ficam bem piores, isso pode acontecer com qualquer uma.

Reposição hormonal

A menopausa caracteriza-se pela baixa produção hormonal. A reposição através de medicamentos ajuda o organismo a sofrer menos com esse fato. Porém, nem todas mulheres podem passar por esse tratamento. Veja aqui os danos que ele pode te causar. 

Consulte o seu ginecologista para que ele recomende o tratamento ideal de acordo com o seu caso e da gravidade da menopausa. Ele vai ver os primeiros sinais, o que pode haver de ruim no seu corpo, o que pode se desenvolver de não houverem cuidados, sintomas e muito mais.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

14 Comments

  1. Janaína de Jesus
  2. Andre Rosa
  3. Joselinda dos santos
  4. analinda pontarelo
  5. Gilda Maria
    • Marcela Mazetto
  6. Mário Albertes
    • Marcela Mazetto
  7. Alberta Cortes
  8. Márcia Gualberto
    • Marcela Mazetto
  9. Giovana Kerne
    • Marcela Mazetto
  10. Linda Floriano

Leave a Reply