Menstruação Irregular – Principais causas, Devo me preocupar?

Além de ser um grande incômodo, a menstruação irregular pode indicar uma série de possíveis doenças ou transformações importantes no corpo da mulher, seja com a possibilidade de gravidez, ou para quem já está próximo dos 40 a 65 anos a menopausa. Ela se caracteriza por não seguir um ciclo menstrual ritmado, assim, cada mês a menstruação descerá após um intervalo de tempo diferente, entre 21 e 40 dias.

Causas da menstruação irregular

A única forma de saber qual a causa da sua menstruação irregular é consultar um ginecologista. Mas as causas mais comuns são:

  • Má alimentação;
  • Estresse;
  • Alteração hormonal;
  • Pílula;
  • Síndrome dos ovários policísticos;
  • Mioma;
  • Menopausa.

Com o diagnóstico correto é possível começar o tratamento para menstruação irregular. A maioria das causas mais comuns é controlada com mudança de hábitos e reposição hormonal. Porém, a menopausa é um dos maiores problemas femininos, não somente pela menstruação irregular, mas também por ser um período de transição complicado.

menstruação irregular

1 – Má alimentação

Quando se possui uma dieta muito restrita, o corpo acaba sofrendo um grande impacto: falta de vitaminas, sais minerais, nutrientes e outros coisas fundamentais para que o organismo funcione.

Uma alimentação ruim pode ocasionar no ganho de peso. Isso prejudica a produção de insulina, o que prejudica a produção hormonal, desregulando a menstruação. Já uma perda rápida de peso, faz com que o os óvulos não sejam liberados, causando o atraso menstrual.

2 – Estresse

É comum a menstruação desregular após algum momento de estresse. Isso acontece porque nesses momentos o cérebro libera adrenalina. Essa adrenalina acaba atrapalhando os sinais que o cérebro envia ara os ovários. Com isso, a progesterona e o estrogênio produzidos pelos ovários acabam tendo sua produção alterada.

Da mesma forma que a menstruação atrasa depois de algum trauma, ela pode adiantar.

3 – Alteração hormonal

Síndrome do ovário policístico, uso de pílulas/injeções/adesivos anticoncepcionais, pílula do dia seguinte, miomas ou ainda outros problemas que podem causar qualquer alteração hormonal, causam a menstruação irregular. Se a progesterona e o estrogênio são alterados, consequentemente o ciclo menstrual também é.

4 – Menopausa

menopausa sintomasA menstruação irregular é um dos sintomas da menopausa, além de outros já conhecidos, como as ondas de calor. Mas afinal, o que é a menopausa?

Esse é o momento em que a mulher passa da sua fase reprodutiva, para não reprodutiva. Todas as mulheres vão passar por esse período, por isso, as dúvidas mais comuns em relação a menopausa são: Quanto tempo dura a menopausa e que idade começa a menopausa.

Geralmente, acontece entre 45 e 50 anos. Porém, mulheres entre 38 e 40 já começam a sentir os primeiros sintomas do climatério — período antes da menopausa. Confira aqui com qual idade chegará a sua vez.

Esse período, chamado climatério, dura 12 meses e somente após esse tempo a mulher pode considerar a menopausa. Os sintomas podem continuar por cerca de 5 a 6 anos após o seu início. Mas isso não é uma regra e pode variar de mulher para mulher. Está sentindo alguns sintomas? faça o seu diagnostico aqui sozinha

Seja qual for a causa da sua menstruação irregular, procure um ginecologista. Ele é o único que poderá diagnosticar a causa correta para que você passe pelo tratamento e resolva o problema.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply