Quanto tempo dura a pré-menopausa? Se prepare…

Antes de entrar na menopausa, período em que não há mais menstruarão, a mulher passa pela pré-menopausa, que pode começar até com 40 anos de idade, e que vai terminar, bem mais tarde, podendo chegar até aos 65 anos.

Durante o climatério o corpo vai gradativamente parando de produzir estrogênio e progesterona, o ciclo menstrual chega ao fim, e a mulher não pode mais reproduzir por meios naturais, ou seja, ela entra no seu período estéril.

Entenda a pré-menopausa – Será que chegou a sua?

A perimenopausa é o período em que o estrogênio e progesterona começam a alterar a produção. Há picos e também uma ausência na produção, e com isto, em alguns meses as mulheres podem sentir um fluxo menstrual mais intenso, e em outros, quase inexistente.

O calorão (climatério) e as alterações emocionais começam a ser mais frequentes, mulheres com tendência a depressão, ou que tenham casos de transtornos psiquiátricos na família, podem desenvolver uma predisposição maior nesta fase.

Alterações de memória e de ciclo do sono também são bem comuns. A mulher passa ainda por uma nova observação a respeito de si mesma, uma vez que em poucos anos, ela deixará de ter a possibilidade de ser mãe por meios naturais.

quanto tempo dura pre menopausa

Saiba quando vai chegar a sua vez

As mulheres tendem a ser parecidas dentro da mesma família, assim, se a mãe entrar na menopausa aos 50, há chances de que as filhas também atinjam a menopausa nesta idade.

A variação é tão ampla quanto são os sintomas da TPM. Mas podem ser agravados por outras doenças e causas ao longo da vida. Tabagismo é, conhecidamente, uma causa de menopausa precoce, e além disto, o fumo tende a enfraquecer o organismo, e isto causa um agravamento dos sintomas da menopausa.

Como lidar com os sintomas?

Iniciar um tratamento ainda na pré-menopausa pode aliviar os sintomas, e quando bem feito, pode fazer com que a mulher atravesse todo o climatério sem nenhuma complicação.A reposição hormonal cuida para que os hormônios fiquem equilibrados, ajudando em parte do problema, pelo menos no que diz respeito a parte física.

As alterações nesta fase da vida não são apenas físicas. Quando a mulher atinge de fato a menopausa, ela já está há pelo menos um ano sem menstruar, mas as alterações físicas e emocionais começaram muito antes, por isto, vale buscar ajuda se aos 40 anos a mulher começa a apresentar sinais de depressão ou irritabilidade. Pode ser a pré-menopausa chegando.

Depressão, aumento de peso, queda de cabelos, insônia e calor excessivo, são os sintomas mais frequentes, além de uma irritabilidade crônica, que é alimentada pela própria insônia e pelos outros incômodos desconfortáveis. No entanto, com suplementos naturais estes sintomas podem ser reduzidos.

sintomas da menopausa

Suplemento natural é a solução

Suplementos naturais são preferíveis quando a mulher tem restrições ao tratamento hormonal, ou quando quer evitar um tratamento mais invasivo, e prefere optar por algo sem efeitos colaterais.

amoraUm suplemento bastante indicado para este fim é o Max Amora, como não é composto por hormônios sintéticos, pode ser usado antes mesmo dos problemas começarem, e não tem contraindicações, como alguns dos comprimidos comumente usados.

Não cuidar da menopausa antes, pode causar até problemas nos relacionamentos, uma vez que com a pré-menopausa, o desejo sexual, e o próprio ato, tendem a ser alterados. Há uma secura vaginal que inibe o desejo, e um retardamento na resposta física, ou seja, a mulher se excita menos.

Os parentes e amigos percebem a diferença, em alguns casos, antes mesmo que a mulher consiga perceber que é este o problema. É por isto, que depois dos 40 anos, é recomendado pelo menos duas visitas anuais ao ginecologista, exames que medem o FSH (confira aqui como funciona) podem indicar se a menopausa está perto ou longe.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply