Sintomas da menopausa – Faça o diagnóstico e aprenda a aliviar

Os primeiros sintomas da menopausa começam com a rápida alteração de humor e o calorão frequente (climatério), quando eles passam a ser recorrentes também se incia a desregulação do ciclo menstrual, incluindo a menstruação atrasada (que não deve ser motivo para preocupação). Tudo isso faz parte do período de transição hormonal inevitável na vida da mulher na qual a faz entrar na fase não reprodutiva.

Como este momento da vida da mulher já implica mais fragilidade fica difícil saber se o sintoma é da menopausa ou pode indicar outras preocupações, como indícios de doenças e outros. Confira aqui a lista completa com todos os possíveis sintomas da menopausa!

Todos os sintomas da menopausa

  • Alterações na distribuição da gordura corporal
  • Aumento do risco de problemas cardiovasculares
  • Depressão
  • Ausência de menstruação ou desregulação do ciclo
  • Redução da memória e atenção
  • Diminuição do apetite sexual (falta de libido)
  • Insônia
  • Ondas de calor (climatério)
  • Perda de massa óssea e chances de desenvolver osteoporose
  • Ressecamento vaginal (secura)
  • Sudorese noturna
  • Cansaço frequente
  • Irritabilidade
  • Alterações de humor
  • Ansiedade constante
  • Baixa autoestima

A ampla lista de sintomas faz com que muitas mulheres entrem em desespero, mas é importante que se faça consultas regulares com o ginecologista e outros médicos para sempre manter-se bem consigo mesma nesta fase.

Entenda como funciona a menopausa – VOCÊ PRECISA SABER…

A menopausa nada mais é que o período fisiológico após a última menstruação espontânea de uma mulher. Durante esse tempo, os ciclos de ovulação e de menstruação se encerram, sendo que a última menstruação (a menopausa) irá acontecer durante o climatério.

O climatério, nesse caso, é o tempo de transição que antecede a menopausa, enquanto o organismo vai deixando de produzir lenta e gradativamente os hormônios progesterona e estrogênio.

A menopausa só é realmente considerada após um ano do último fluxo menstrual, já que durante esse período há possibilidades de a mulher menstruar. As estatísticas afirmam que, embora uma idade exata não exista – variando de mulher para mulher –, a menopausa costuma ocorrer entre os 45 e 55 anos. Antes dessa idade é considerada pré-menopausa. Entenda aqui as causas que podem levar a isso.

Como ter certeza que estou na menopausa?

Esta é uma pergunta curiosa e, acima de tudo, intrigante. Como comentado, a menopausa não possui data certa para ocorrer, entretanto você pode ter uma ideia de quando estiver no climatério, já que o principal sintoma será a escassez da menstruação.

Os sintomas citamos no início do texto também auxiliam na confirmação do climatério, mas não somente isso deve ser levado em conta!

  • Ir com regularidade ao médico é fundamental para confirmar se você entrou, de fato, na menopausa,
  • Existem casos de mulheres que cessam a menstruação de uma vez só, enquanto outras vão percebendo um intervalo cada vez maior, até parar por completo,
  • Se você faz uso de pílulas anticoncepcionais, o diagnóstico se torna mais complicado, pois essas medicações podem gerar ciclos artificiais,
  • DIU (dispositivos intrauterinos) com progesterona também são opções que podem suspender artificialmente a menstruação.

O médico ginecologista pode também solicitar exame de dosagem hormonal na faixa etária próxima aos 50 anos – um dado relevante também para diagnosticar a menopausa.

Por ora, confirma-se que a mulher entra na menopausa a partir do momento em que passa um ano sem menstruar: quando não há mais chance de engravidar.

Dúvidas frequentes

Com tantos sintomas, muitos questionamentos surgem sobre o climatério e isso é muito natural. A maneira mais fácil de saná-las é consultando seu médico ginecologista, já que ele é capacitado sobre tal assunto. Porém, aqui estão algumas dúvidas bem comuns sobre essa fase da vida da mulher que merecem explicações:

  1. Como aliviar o calorão:

As ondas de calor, conhecidas também como calorão ou mesmo como fogachos, acontecem por conta da redução dos níveis de estrogênio que afetam o centro termorregulador, a região do cérebro que tem a responsabilidade de regular a temperatura de nosso organismo.

Nesse caso, há um descontrole térmico que pode ser aliviado por meio da Terapia de Reposição Hormonal (TRH), assim como algumas atitudes simples em alimentar-se saudavelmente, praticar exercícios físicos e controlar o estresse.

Outras possibilidades mais naturais como o Max Amora são a grande novidade do mercado. Eles garantem o alívio de todos os sintomas e sem chances de efeitos colaterais.

  1. Quanto tempo dura o climatério?

É variável, podendo durar entre 10 e 15 anos. Confira aqui mais informações sobre quanto tempo este período de sintomas intensos pode durar no seu caso.

  1. Sexo na menopausa – como ter mais vontade?

sexo na menopausa como ter vontadeA falta de libido é um dos sintomas da menopausa. Contudo, a Terapia de Reposição Hormonal (TRH) também pode amenizar e/ou reverter vários dos sintomas que acometem a mulher nessa difícil fase da vida.

Obviamente que a mulher deve estar ciente que graças a própria maturidade, ela pode se sentir segura quanto ao próprio corpo e também não mais se preocupar com qualquer possibilidade de gravidez. O sexo na menopausa pode ser o período para se expor a desejos e experiências que um casal antes não aproveitava por medo.

A TRH também irá melhorar os problemas de secura vaginal – que tornam a penetração até mais difícil e dolorosa. Mas, para ter mais vontade, a mulher pode:

  • Consumir alimentos ricos em vitamina E e ácidos graxos, que ajudam na lubrificação natural da vagina,
  • Consumir alimentos afrodisíacos,
  • Cuidar da autoestima.

E claro: sempre conversar com o parceiro sobre novas formas de estímulos. O diálogo é essencial durante esse momento de transformações.

  1. Remédios caseiros par menopausa

amoraMinimizar os sintomas da menopausa pode ser possível através de opções naturais, como chás – se destacam o chá de trevo vermelho, o de amora, de verbena e o chá de ginkgo biloba. Confira aqui como fazer SÓ OS MELHORES. 

Em sucos, você pode preparar o suco de pepino ou um suco de maracujá que também são grandes aliados contra os sintomas da menopausa.

É claro que se você achar que está sofrendo em demasia com estes problemas, fale com o seu médico e peça orientações e recomendações, pois ele pode oferecer melhores alternativas para superar esta etapa mantendo uma boa qualidade de vida e saúde!


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply